O prêmio tem por objetivo possibilitar um instrumento de valorização, principalmente, dos alunos com maior aptidão em Linguagens, haja vista a existência mínima de premiações governamentais nessa área; Promover que, a cada ano, o prêmio em questão estimule a produção de tipos de textos diferentes, de modo a acompanhar a evolução das múltiplas linguagens, advindas, sobretudo, das tecnologias; Utilizar a produção textual dos alunos como uma maneira dos mesmos expressarem suas identidades, de modo que ela seja aceita porque lida e/ou visualizada.
Gêneros textuais: Todos os anos, os gêneros textuais do prêmio serão alterados. Para este primeiro ano, optamos por crônica, documentário em curta metragem e artigo de opinião, os quais foram os gêneros da Olimpíada de Língua Portuguesa/2012.
Comissão julgadora: Deve ser composta por profissionais da área de Linguagens (professores de Língua Portuguesa, escritores, jornalistas, etc.), os quais não podem ter nenhum nível de proximidade com os candidatos (parentesco, amizade, etc.). A Comissão julgadora tem de ser composta por pessoas de outros municípios.
- Idealizador e criador do prêmio: Professor Felipe Freitag.