O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro professor de Taquaruçu do Sul e cidades próximas, como, por exemplo, Vista Alegre.
João Fontana nasceu em 26/09/1897 e morreu em 09/06/1947. Tinha como profissão Inspetor de Quarteirão, a qual era a primeira instância de policiamento na época.Este tipo de inspetor tinha autoridade para efetuar prisões em flagrante, manter a ordem pública e os bons costumes.
Em 1832, tiveram suas atividades regulamentadas e passaram também a fazer investigações, dar conselhos e resolver conflitos entre vizinhos.Como afirma Breno Sponchiado, em seu livro Taquaruçu: 25 anos de paróquia-Nossa gente, nossa história (1986), “Apesar das dificuldades que a comunidade em formação enfrentava, cônscios da importância da educação, embora muitos eram analfabetos ou pouco instruídos, alvitraram fundar uma escola. A capela abrigou provisoriamente a 1ª turma em 12/02/1925, sendo a primeira escola do interior do Distrito de Fortaleza.”
Segundo o site da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen: “Da antiga “Colônia Guarita”, pertencente ao atual município de Palmeira das Missões, foi criado em 1918 o Distrito de Fortaleza que tinha como divisas os rios Uruguai, Várzea, Braga, Fortaleza e Guarita.”
Em 1929, a capela que servia de escola já estava pendendo, colocando em risco os alunos. Diante disso e do aumento de alunos, foi construído um novo edifício próprio.
A Escola era chamada Aula V. Dutra. Vale destacar sobre a prática docente do professor João Fontana, nas palavras de Breno Sponchiado, “embora com uma pedagogia arcaica para os tempos modernos, mas competente e profícuo para seu tempo”.
Portanto, o nome João Fontana para o prêmio de produção textual resulta na homenagem aos préstimos educacionais realizados pelo mesmo para a comunidade de Taquaruçu do Sul, assim como é uma maneira de preservar sua memória.
Professor João Fontana
(SPONCHIADO, Breno, 1986)
Nenhum comentário:
Postar um comentário